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Links quebrados
Como forma de manter a qualidade do blog, gostaríamos de ajuda para estar constantemente com os links funcionando e sem vírus. Caso você se depare com um dos problemas citados a cima ficaríamos grato se nos informacem a postagem em que o link se destina.Top50
Atalhos do Hammer Editor
Chaves de atalho do Valve Hammer Editor
Tools
- Shift+S - Pointer Tool - Ferramenta de Ponteiro (seleção)
- Shift+G - Magnify Tool - Ferramenta de Ampliação da Grade
- Shift+E - Entity Tool - Ferramenta de Entidades
- Shift+B - Block Tool - Ferramenta de Bloco
- Shift+A - Texture App Tool - Ferramenta de Aplicação (na/da) Textura
- Shift+T - Apply Current Texture - Aplica Textura Atual
- Shift+D - Decal Tool - Ferramenta Decal
- Shift+X - Clipping Tool - Ferramenta de Tosquiar (cortar)
- Shift+V - Vertex Manipulation Tool - Ferramenta de manipulação dos Vértices
- Shift+P - Path Tool
Clipboard/Selection
- Ctrl+C - copia objetos (secundário ctrl+insert)
- Ctrl+V - cola objetos (secundário shift+insert)
- Ctrl+X - corta objetos (secundário shift+del)
- Ctrl+E - centraliza (vértice/objeto) em todas as janelas
- Shift+Q - apaga seleções
- PgUp - seleções anteriores da lista
- PgDn - seleções para frente da lista (retornando aos últimos)
Grid
- [ - grid lower - diminue grade
- ] - grid higher - aumenta grade
- Shift+R - liga/desliga grade
- Shift+W - tamanho original da grade
- P - (com o mouse na janela 3D view) liga/desliga grade 3D
Grouping
- Ctrl+G - Agrupa vários Objetos
- Ctrl+U - Desagrupa vários Objetos
Carving/Hollowing
- Ctrl+Shift+C - Profundidade
- Ctrl+H - Escava
Creating Objects
- Enter - Cria Objeto com ferramentas de Entity Tools, Block Tools e outros mais
- Alt+Shift+C - Insere Original Pré fabricado (Prefabs)
- Ctrl+R - Crie Pré-fabricado com objeto selecionado
- Ctrl+T - Crie entidade com objetos selecionados; Adicionar objetos Existindo Entidade , Selecione-o e os objetos e pressione Ctrl + T ( Você vai ser incitado )
Other Object Operations
- Ctrl+B - Objetos selecionados repentinos para grade ( Baseou em caixa bounding )
- Alt+Enter - Propriedades de objeto selecionado
File Stuff
- Ctrl+N - nova pasta
- Ctrl+O - abrir pasta
- Ctrl+S - salvar pasta
Undo/Redo
- Ctrl+Z - desfazer
- Ctrl+Y - redo
2D Views
- Ctrl+I - giro vertical
- Ctrl+L - giro horizontal
- Tab - muda as janelas de visualização 2D (top/side/front)
- +/- - zoom aproxima/afasta
- 1 to 9 - zoom níveis
- Space - aperte espaço e o botão direito do mouse para "andar" com as janelas 2D
- Alt - desabilita a grade pelo mouse
Tudo sobre as ferramentas
1 -Ferramenta de seleção - utilizada para selecionar qualquer objeto que esteja no mapa, em qualquer uma das 4 janelas. Com esta ferramenta, você pode mudar o objeto de lugar, tamanho, forma, etc.
2 - Ferramenta de zoom este item aumenta ou diminui o zoom dependendo do botão do mouse que você apertar.
3 - Câmera se você precisa navegar no seu mapa através da janela câmera aperte este botão vá até a janela câmera, depois mantenha pressionado o botão esquerdo do mouse e agora qualquer movimento do mouse que você fizer será refletido na visão deste quadro, para andar utilize as teclas que você utiliza no jogo para andar.
4 - Ferramenta de entidade - muito importante para criação de um mapa. Com ela você irá adicionar entidades em seu mapa (luzes, armas, players, etc).
5 - Ferramenta de bloco - acreditem, é através dela que tudo é construído em seu mapa (paredes, cubos, retângulos, cilindros, etc) ela trabalha em conjunto com as opções categorias e objetos que está na parte inferior esquerda do Hammer.
6 - Ferramenta de textura - com essa ferramenta você coloca texturas diferentes para cada face do objeto, por exemplo, uma parede pode ter cada lado com uma textura diferente, além disso, ele abre uma gama de opções para acertar a textura do jeito que achar melhor em seu objeto.
7 - Aplica textura corrente - usando essa ferramenta, você coloca a textura corrente em todas as faces do objeto.
8 - Aplica decals - através desse ícone você pode aplicar decals (decalques para detalhar seu mapa) que estão no arquivo decals.wad do Half-Life ou do MOD específico.
9 - Ferramenta de clipping - para usar essa ferramenta antes selecione o objeto que deseja modificar
com a ferramenta de seleção. Com o clipping você poderá cortar um objeto do jeito que achar melhor, mas tome cuidado, o engine pode não entender todos os sólidos que você cria. Para verificar se isto ocorreu entre na opção (ALT + P) check for problems. Se aparecer algum erro volte e edite novamente o seu objeto.
10 - Ferramenta de vertex - para usar essa ferramenta, selecione o objeto que deseja modificar com a ferramenta de seleção. O vertex tem o mesmo comportamento da ferramenta de clipping, contudo, é uma ferramenta que possui propriedades para mudar um determinado sólido. Cuidado com a edição de objetos. Use sempre (ALT + P).
11 - Ferramenta de path - essa ferramenta ajuda na criação de paths (caminhos), com ele você pode criar paths dinâmicos podendo adicionar ou remover nós nele. Para fazer um path arraste o mouse em uma das janelas 2D com o Shift pressionado e após feito ele irá perguntar qual o nome do path e qual entidade
12 - Janela texturas - Do lado direito superior temos a janela de texturas. É através dela que você poderá escolher qual a melhor Textura para um determinado Objeto (Brush).
13 - Aqui vc visualiza os grupos de objetos,nesse quadro estão as entidades do jogo (players, caixas, explosões, iluminação, céu, bombas, etc...) tudo que tem função no seu mapa.
Dicas básicas para você começar-
- Imagine como será o seu mapa. A forma melhor e mais forma é lápis e papel na mão. Desenhe seu mapa e imagine os pontos onde existirá confronto;
- Faça a parte básica do seu mapa: chão, paredes e céu. Nesse momento não se preocupe com as texturas;
- Faça a parte de jogabilidade, monstros, reféns, armas, etc. Quando tudo isto estiver feito, teste seu mapa e veja se ele está legal de jogar;
- Quando o seu mapa estiver com boa jogabilidade, comece a deixar ele bonito arrumando texturas, colocando detalhes, luzes, etc;
- Sempre que estiver fazendo um mapa, lembre-se que existem limitações quanto ao engine que é usado. Seu mapa corre o risco de ficar lerdo (lagado). Evite áreas abertas e não exagere nos detalhes.
- Existe um erro de compilação que é muito comum e acredito que vale a pena comentar é o LEAK. Ele quer dizer que seu mapa tem um buraco para o mundo externo, seu mapa tem que ser totalmente fechado
Para achá-lo navegue pelo seu mapa até encontrar um buraco e conserte encostando um Brush no outro, existe alguns LEAKs que são difíceis de achar, para eles siga o seguintes passos:
- Copie o arquivo .BSP e .PTS para o diretório Valve/Cstrike/Maps do CS.
- Rode o CS escolha seu map e veja se está tudo certo, ande pelo map procure por erros e bugs para poder consertalo depois de ver se está perfeito e sem bugs.
- Pronto! Com isto você já pode começar a fazer mapas. No começo parece difícil mas com o tempo você irá perceber que fazer mapas é tão gostoso quanto jogar.
No próximo tutorial iremos criar um Overview em uma forma muito facil .
Criando um Overview do seu map ;
1. Crie um atalho em seu desktop com o comando "C:\Arquivos de programas\Valve\hl.exe" -game cstrike -dev -console +map "Nome do seu map"
Colocando o lugar onde se encontra o seu hl.exe e o nome do seu mapa;
2. Execute o atalho criado em seu desktop. O jogo será iniciado automaticamente em seu mapa;
Abra o console e digite developer 1 e em seguida dev_overview 1.
Vc tera a visão do seu mapa de cima. use as setas do seu teclado cima, baixo, esquerda e direita e para eliminar objeto como telhados que tampam corredores que influenciam e fazem parte do seu overview, use Ctrl e espaço;
3. Tire um Print com o developer 1 ativado e outra o desativando com developer 0;
OBS: a parte verde in game vai ficar preta de todo jeito. Use sua criatividade para indicar bomb sites etc e salve a imagem em TGA ou BMP 8bits.
TOP 21 VIDEO AULAS MUITO FACIL PARA QUEM QUER APRENDER A CRIAR MAPS
Fonte desconhecida.
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